A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET) sediou nesta semana o Simpósio para Profissionais na Área de Trânsito. Foi um momento propício para aprofundar as temáticas relacionadas ao assunto. O evento contou com a presença de diversas autoridades do setor, dentre elas, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN), Kennedy Nunes.
Na ocasião, a FABET confirmou ao presidente do DETRAN, a intenção de ser parceira de um programa denominado "Emprego na pista". Conforme informações, Santa Catarina enfrenta uma carência de profissionais qualificados quando se trata de motoristas das categorias D e E. No estado, mais de 12 mil oportunidades de trabalho estão abertas para essas categorias, e o governo estadual está planejando uma solução para essa escassez de profissionais. Segundo o órgão, devido ao foco na empregabilidade, há uma grande probabilidade de que os beneficiados que buscam a mudança para as categorias D e E saiam do programa com, no mínimo, uma entrevista de emprego garantida. O Governo do Estado, através do DETRAN, pretende oferecer a CNH gratuita para quem tiver interesse em ingressar na profissão de motorista e a FABET seria uma parceira para dar formação a esses trabalhadores, que se enquadram no "Emprego na pista".
O Simpósio trouxe diversas palestras com temas diversificados voltados ao trânsito. Foi um verdadeiro momento de imersão. O tema central foi: "Fiscalização, análise de processos administrativos e atualização das novas resoluções do CONTRAN". Os palestrantes difundiram informações relevantes que proporcionaram um momento ímpar para a aquisição de novos conhecimentos. "O Simpósio propiciou diferentes visões sobre a temática proposta. Acredito que foi um momento muito enriquecedor para todos que participaram. A FABET fomenta a fortalecimento da educação no transporte e esse tipo de evento corrobora para levar novos conhecimentos e conceitos a toda essa grande cadeia que permeia o setor", destaca o diretor da FABET, Herbert Kaiser.