Com a participação da Fabet, educação foi um dos temas da reunião mensal da Fetrancesc
O diretor da Fabet, Herbert Kaiser, participou na terça-feira, dia 05/09, da reunião mensal descentralizada da Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc). O encontro ocorreu no auditório do Setcom e contou com a participação de representantes de sindicatos de todo o estado. Na ocasião, Kaiser comentou sobre os cursos oferecidos pela Fabet e a possibilidade de que sejam seladas parcerias com os sindicatos. O diretor destacou o compromisso da instituição com a formação de motoristas e gestores na área do transporte. Foi uma oportunidade de difundir as ações e colocar a Fabet à disposição dos líderes sindicais que representam o setor.
"Foi uma reunião altamente produtiva em que tivemos a oportunidade de apresentar os cursos de formação ofertados pela Fabet. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade que tivemos dos presidentes de sindicatos, que demonstram o interesse de selar parcerias com a nossa instituição. Entendemos que a educação é o melhor caminho para fortalecermos ainda mais a grande cadeia dos transportes e, neste sentido, a Fabet pode oferecer uma importante contribuição", assinala Kaiser.
Durante o encontro, alguns presidentes de sindicatos já sinalizaram a intenção de firmar parcerias com o propósito de possibilitar que os profissionais do transporte de suas respectivas regiões tenham acesso aos cursos da Fabet. A instituição leva educação, treinamento e desenvolvimento para quem faz do meio de transporte o seu meio de vida. Possui programas e atividades pedagógicas para conduzir passo a passo todo o profissional da área, empresários, motoristas e prestadores de serviços, rumo a um caminho mais eficiente, seguro e inteligente na operação do transporte brasileiro.
Destaque para a infraestrutura, custos e legislação
Na reunião mensal da Fentracesc, que ocorreu no Setcom, foram abordados três eixos principais: infraestrutura, custos e questões legais. A Federação tem tratado do tema infraestrutura com muita Ênfase. Recentemente, foram realizadas três reuniões, envolvendo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). "A preocupação nossa é muito grande porque Santa Catarina ocupa a 16ª posição no ranking das piores rodovias do país e as estradas catarinenses estão em um estágio de extremo comprometimento e precisam de reparos urgentes. Não temos mais como suportar isso", destaca o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider. Também no decorrer da reunião mensal, as lideranças presentes discorreram sobre o recente aumento no preço dos combustíveis, elevando os custos do setor. Por fim, foi tratado sobre a declaração de inconstitucionalidade de alguns artigos da lei do motorista. Conforme Dagnor Schneider, esse fator traz alguns desafios adicionais para o setor, limitando a produtividade e aumentando os custos operacionais.