A falta de um plano de gerenciamento de riscos pode causar sérios problemas, como prejuízos financeiros, à sua empresa.
Como é o plano de gerenciamento de riscos na sua empresa? Ainda não tem? Este plano tem a função de prever as alterações que podem acontecer em qualquer etapa da operação de logística e prejudicar a sua empresa.
O gerenciamento de riscos é um processo que envolve planejamento, organização e controle de toda a cadeia de movimentação logística. Ele passa pelo transporte, distribuição e armazenamento de cargas.
Como os riscos de uma entrega são diversos, podendo ser em decorrência de problemas mecânicos, acidentes ou roubos de cargas, só para citar os principais exemplos, você precisa ter um gerenciamento de riscos.
Entenda, a partir de agora, quais são os problemas de não implementar o gerenciamento na sua empresa. Leia com atenção!
Baixa lucratividade
A baixa lucratividade é um pesadelo para todo transportador, não é mesmo? Um plano de gerenciamento de riscos vai fazer a sua empresa de transportes ser mais rentável, pode ter certeza.
Se a sua meta é lucrar mais, evite alguns erros básicos, como a ausência ou equívoco na documentação fiscal. Esse vacilo pode representar multa para a carga pelo Fisco, principalmente quando o caminhão chegar aos postos ficais ou mesmo ser interrompido pelas autoridades na estrada.
Falta de controle eficiente de cargas
Você não quer arranjar problemas logo na sua função primordial, que é a entrega de cargas, certo? A falta de um controle eficiente de cargas resulta em prejuízos financeiros e da sua imagem no mercado.
Este problema aumenta quando a carga possui uma data de vencimento curta, como é o caso de alguns alimentos e produtos químicos. A falta de cuidado no manuseio e transporte pode afetar a produção e fazer você arcar com todas as despesas. Sem contar que o mau uso e aproveitamento de recursos podem causar problemas ao meio ambiente.
Monitoramento ineficaz (ou inexistente) da frota
Fica quase impossível monitorar a frota sem o auxílio da tecnologia, concorda? O uso de um rastreador veicular, por exemplo, permite que você faça o monitoramento em tempo real da sua frota, mesmo quando os veículos estão na estrada.
Com o monitoramento eficaz, você consegue obter dados como: rotas, tempo parado, velocidade, acionamento do motor, entre outros. Isso também vai lhe ajudar no controle do consumo de combustíveis.
Manutenção preventiva da frota com muitas falhas
Você é daqueles gestores que só lembra da manutenção preventiva quando os problemas mecânicos aparecem? Um plano de gerenciamento de riscos precisa, obrigatoriamente, contar com este item.
A falta de manutenção preventiva deixa motoristas "na estrada", atrasa entregas, causa prejuízos financeiros e o pior, coloca em risco a vida de quem está "atrás do volante". Além disso, quando você faz as vistorias no tempo certo, consegue pesquisar mais opções de preços e serviços.
Baixa produtividade e falta de engajamento dos motoristas
Sabemos que nem sempre é fácil engajar toda a equipe de motoristas. A falta da família, cansaço, distância das entregas, entre outros fatores, acabam por desmotivá-los.
No entanto, ao promover aperfeiçoamento constante da equipe, investir em ações para manter o bem-estar e a boa saúde dos motoristas, você pode mudar o cenário e alcançar um gerenciamento de riscos muito mais produtivo. Afinal, mais do que motorista, hoje o profissional é um gestor da carga.
Prejuízos com seguros mal feitos
Você leu toda a sua apólice de seguro? Será que ela contempla todos os riscos que a sua frota está correndo na estrada? Muitas vezes, com o objetivo de baixar custos ou simplesmente por falta de atenção, o seguro de carga é mal feito.
Quando você se dá conta, está com um problema que o seu seguro não cobre. Além disso, existem as exigências que a transportadora também precisa cumprir. Portanto, pesquise pelo seguro mais apropriado para as suas necessidades e consulte pessoas do ramo.
A falta de um plano de gerenciamento de riscos pode causar uma série de problemas, como estes que você acabou de ler. Então, o negócio é seguir as orientações e evitar dores de cabeça e prejuízos no caixa da empresa. Envolva toda a sua equipe nessa missão e obtenha mais resultados positivos sob todos os aspectos do seu trabalho de transporte de cargas.