O curso MOPP está cada vez mais requisitado pelo mercado de transporte de cargas perigosas. Entenda sua importância a seguir!
Com as inovações tecnológicas e um mercado cada vez mais exigente ser um bom motorista já não é mais o suficiente, é necessário também possuir algumas outras habilidades e o curso MOPP desenvolve algumas delas.
A procura pelo curso tem aumentado vigorosamente nos últimos anos e isso demonstra um crescimento na preocupação das empresas em trabalhar corretamente, buscando reduzir riscos e acidentes.
A sigla significa Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, portanto, o curso MOPP serve para preparar motoristas que desejam ser aptos a transportar cargas perigosas. Esse é um curso muito procurado pois possibilita ao motorista um aperfeiçoamento, além de valorizar o profissional dentro da empresa.
Essa especialização é considerada indispensável para motoristas de cargas perigosas. É nessa formação que o motorista receberá todo preparo necessário para a operacionalização e tráfego de produtos de risco. Conheça a seguir alguns benefícios do curso MOPP.
Segurança do motorista e trânsito mais seguro
No apanhado de conteúdos presentes no curso MOPP, estão inseridas normas de segurança, que são importantíssimas tanto para o condutor quanto para o trânsito em geral.
Tendo em vista a segurança dentro dessa modalidade de transporte, no Brasil a regulamentação decretou na lei 96.044/88 o regulamento para transporte de produtos perigosos. Por isso existem algumas obrigações de segurança que o curso ensina a colocar em prática. Além disso, o curso é regido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Desta maneira o curso inclui aulas de direção defensiva, ambiente e cidadania, curso de primeiros socorros, legislação de trânsito, movimentação de produtos perigosos, meio ambiente, convívio social e prevenção de incêndios.
Leia também: Gerenciamento de riscos: o que é e por que é tão importante no transporte de cargas.
O que são cargas perigosas?
Segundo o Detran (norma ABNT NBR 1004), conteúdos perigosos são aqueles que apresentam algum risco à segurança do transportador ou às demais pessoas. Entre eles estão produtos com riscos em inflamabilidade, corrosão, radioatividade, toxicidade ou patogenicidade. Neles se incluem:
Líquidos, gases e sólidos inflamáveis;
- Produtos transportados sob altas temperaturas;
- Conteúdos explosivos ;
- Substâncias oxidantes, infectantes, radioativas ou tóxicas e peróxidos orgânicos;
- Materiais corrosivos;
- Cargas gerais que oferecem riscos em colisões.
Produtos como os citados serão os que terão enfoque no curso, a fim de orientar o condutor sobre os mesmos da maneira mais completa possível, afinal, é de responsabilidade da organização responsável pelo transporte zelar pela gestão adequada e de capacitar sua equipe para lidar com tais procedimentos.
Quem pode fazer o curso MOPP?
Todo motorista que trabalha com transporte de produtos deve obrigatoriamente possuir o curso Mopp. Porém, existem também alguns requisitos para quem deseja realizar o capacitação, são eles:
- Ter mais de 21 anos;
- Ser habilitado na categoria B, C, D ou E (para a categoria B é necessário ter uma habilitação há pelo menos dois anos);
- E não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, nem possuir CNH caçada.
Como implantar o curso MOPP na minha empresa?
Já sabemos que a especialização é um fator obrigatório para o ramo do transporte de cargas pesadas. Por isso, buscar o treinamento ideal requer um centro especializado, bem conceituado e que possua a estrutura adequada para a realização do curso.
Na hora de buscar o treinamento não exite em pesquisar e avaliar as alternativas. Prefira instituições com tradição de mercado, pois transparecem mais credibilidade. O futuro de sua empresa também depende disso!
Especificidades do curso MOPP
O curso é de curta duração mas é importante lembrar que a capacitação deve ser renovada de 5 em 5 anos. Além disso o investimento não é alto, o que facilita a acessibilidade à informação.
Também é importante frisar que além de um condutor especializado, apenas veículos homologados pelo INMETRO são habilitados para fazer o transporte de cargas perigosas. Além disso, existe uma série de documentos regulamentadores que devem acompanhar a rota em transporte nacional.
Leia também: Como escolher o melhor curso para motorista de caminhão para sua equipe.
Esse conteúdo foi útil? Então acompanhe outros conteúdos no nosso blog, temos sempre novidades!