Vantagens fazem com que muitos empreendedores utilizem o condomínio logístico. Conheça mais sobre esta modalidade lendo este post.
Já pensou em contar com pontos estratégicos para armazenar as mercadorias da sua empresa? O condomínio logístico já é uma realidade no país e pode se tornar um grande aliado da sua operação.
Conheça mais sobre essa forma de armazenamento e como pode ser útil a você!
O que são condomínios logísticos?
Condomínios logísticos são construções ou terrenos destinados à armazenagem de produtos e a outras atividades comuns ao segmento. Eles surgiram no Brasil nos anos 1990, com o objetivo de evitar ou diminuir a incidência de gargalos, responsáveis diretos para o aumento nos custos logísticos.
Esses condomínios, edificados estrategicamente nas proximidades de zonas de distribuição e de áreas industriais, com fácil acesso a importantes rodovias e a locais como portos ou aeroportos, permitem a instalação de empresas em galpões alugados, onde elas têm disponibilizada toda a infraestrutura necessária para a sua área de atuação, além da vantagem de ratear as despesas, reduzindo custos e aumentando a margem de lucro dos empreendimentos.
Vantagens
Ter uma empresa em um condomínio logístico traz uma série de benefícios para o empreendedor. Veja a seguir, de forma detalhada, quais são estas vantagens.
- Agilizar o fluxo de cargas: esta modalidade de condomínio disponibiliza espaço adequado para que veículos grande e pesados possam ser manobrados sem prejuízos para o fluxo de carga.
- Reduz custos operacionais: condomínios logísticos oferecem às empresas um melhor custo-benefício. Atualmente, outra vantagem está relacionada à sustentabilidade, com medidas que evitam desperdícios, como o reutilização de águas pluviais.
- Localização estratégica: os condomínios logísticos ocupam sempre espaços localizados em áreas estratégicas, perto de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, terminais intermodais e dos centros de produção, escoamento e consumo.
- Divisão de despesas: as despesas fixas, como aluguel, contas de água, luz e internet, e outras despesas, com manutenção e segurança, por exemplo, são rateadas entre os condôminos, tornando os custos menores.
Tipos de condomínios logísticos
Dentro dos condomínios logísticos há algumas variações de classificação, conforme veremos a seguir.
- Armazém: é ideal para empresas do setor logístico, já que seu projeto modular permite a instalação de estruturas de armazenagem do tipo porta-paletes.
- Misto: por oferecerem estruturas diversas, são excelentes para centros de distribuição.
- Cross-docking: por não trabalharem com estoques, são indicados para movimentação de cargas, mas sem espaço para estocagem.
- Industrial: pelo fato das instalações poderem ser personalizadas, é ideal para indústrias de vários segmentos.
E ainda se dividem em duas modalidades:
- Monousuário: são chamados assim os galpões que atendem a um único cliente.
- Flex: a sua principal característica é oferecer galpões modulares.
Como saber se para a minha empresa é vantajoso usar condomínio logístico?
Antes de fazer a opção por um condomínio logístico, você deve observar alguns pontos para que tenha certeza de que será algo vantajoso, principalmente com relação à lucratividade. Sabemos que qualquer investimento traz consigo alguns riscos. No caso dos condomínios, o investimento não se limita a quem idealizou o empreendimento, uma vez que o empresário que ocupa a área também está investindo.
Com este post, vimos que os condomínios logísticos podem ser grandes aliados das empresas do segmento, pois oferecem infraestrutura adequada para o setor logístico de armazenagem e transportes de carga, com custos reduzidos. Porém, dependendo da empresa e dos planos de expansão previstos pelos seus gestores, pode não ser a melhor escolha. Com a devida análise, os administradores saberão avaliar as vantagens ou desvantagens de aderir a este sistema.
Além de agilizar suas operações logísticas, você precisa ter alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis na estrada. Confira outro conteúdo e saiba como evitar roubos e sequestros nas estradas.