Plasbil: maior consciência e produtividade do motorista
Como a empresa reduziu em 80% os riscos das operações relacionadas aos hábitos dos motoristas da sua frota.
O Problema
Segundo o Supervisor Geral da Plasbil, Evanir Wolff, os problemas enfrentados pela empresa em relação à logística, antes da implementação dos cursos de educação no trânsito, eram os seguintes:
- Concorrência desleal em função de empresas que não cumprem todas as exigências da lei;
- Alto custo do combustível e custo da mão de obra (alto custo com o motorista);
- Hábitos negativos dos motoristas;
- Resistências dos motoristas às mudanças;
- Controle e anotação de horário;
- Relacionamentos dos motoristas com colegas e clientes.
A Solução
Atualmente, os motoristas da Plasbil são cuidadosos tanto com a entrega quanto com o caminhão. Como Evanir revela, "sempre deixam tudo em dia"! Mas, como a empresa reduziu em 80% os riscos das operações? Oferecendo capacitação técnica e emocional aliada ao compromisso com a vida, seja a própria ou de outras pessoas.
Veja quais cursos e treinamentos, em um período de 10 anos, a Plasbil ofereceu (e continua disponibilizando) aos seus motoristas:
- Relacionamento interpessoal;
- Treinamentos vivenciais com psicóloga;
- Direção defensiva;
- Legislação de trânsito;
- Redução de custos;
- Aula prática na condução dos caminhões.
Através da capacitação dos motoristas, a Plasbil atingiu esse número expressivo de redução dos riscos das operações. Olha só o que o Evanir falou dos treinamentos:
"Os instrutores têm domínio do assunto para a exposição dos motoristas, tem o conhecimento e sabem repassar isso. A segurança das informações, conhecimento e bom treinamento com os motoristas, prática da direção (saber como dirigir), cuidados básicos do dia a dia com o caminhão e os treinamentos interpessoais são ótimos. Tiveram bastante efetividade, TODOS OS CURSOS TIVERAM efetividade e bom uso".
Ele conta ainda que, além da redução de 80% dos riscos das operações, os custos logísticos foram reduzidos em cerca de 60%. Aos poucos, os motoristas, que antes tinham dificuldades em algumas questões de dirigibilidade, por exemplo, "abraçaram a causa".Resultados
Se existe algo que comprova a efetividade de um produto ou serviço é o depoimento de quem vivenciou (ou vivencia) a experiência de tê-lo. Hoje, os motoristas das Plasbil, de acordo com Evanir, proporcionam os seguintes ganhos à empresa:
“A direção defensiva, os motoristas praticamente não têm acidentes. Os motoristas absorveram muito bem, desde a questão defensiva, acompanham a velocidade (todos os caminhões tem ratreadores, limite de velocidade). Quando o entendimento dos motoristas precisa melhorar, a Fabet nos ajuda nisso”.
O Supervisor da Plasbil confirma que a parceria com a Fabet vai continuar, pois os resultados alcançados e que ainda virão, certamente são decisivos para a boa logística de seus produtos.