A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET) em parceria com a Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) e a Polícia Militar realizaram o Projeto Maio Amarelo com a promoção de ações educativas. A programação foi desenvolvida na terça-feira, dia 22, no auditório da FABET e abordou o tema “No trânsito escolha a vida – Gente, Tecnologia e Trânsito. Os palestrantes da noite foram: Roberto Leoncini - Conselheiro da Mercedes Benz, Ricardo Alves – Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e Naiura Paludo Rossi – Psicóloga.
Leoncini fez uma ampla abordagem sobre os impactos das tecnologias no setor do transporte rodoviário de cargas brasileiro. O conselheiro da Mercedes Benz destacou a importância da educação no transporte, enaltecendo o papel da FABET. Além disso, Roberto Leoncini tratou sobre um tema que traz uma grande apreensão aos transportadores, que é a falta de infraestrutura das rodovias brasileiras.
O coronel Ricardo Alves da Silva, por sua vez, discorreu sobre a legislação de trânsito. Trouxe informações sobre as mudanças nas normas. Lamentou o grande número de acidentes com mortes nas estradas brasileiras e a falta de dados estatísticos mais assertivos sobre esse cenário. A exemplo de Leoncini, Ricardo Alves, comentou sobre a precária infraestrutura da malha viária no país.
Já a psicóloga Naiura Paludo Rossi trouxe uma abordagem mais humanizada sobre o trânsito, com foco no aspecto “gente”. Ela ponderou sobre a necessidade de que os motoristas tenham mais atenção ao dirigirem, tendo mais empatia pelos demais usuários das vias. Naiura também acentuou a importância da educação no transporte, que deve ser reforçada desde a infância. Ela lembrou que as crianças são grandes multiplicadoras de boas práticas no trânsito, alertando para os perigos dos momentos de desatenção quando se está dirigindo.
Logo após as palestras, Roberto Leoncini, Ricardo Alves e Naiura Paludo participaram de um painel. Eles responderam a alguns questionamentos do público e debateram sobre as mais diversificadas temáticas relacionadas ao trânsito. A ACIC, a FABET e a Polícia Militar agradecem aos palestrantes pela participaram e ao público pela interação que teve durante as palestras e os painéis. Rossi – Psicóloga. O projeto “Maio Amarelo” é mais uma oportunidade singular para transmitir informações e promover reflexões sobre o trânsito brasileiro.
Vídeo realizado como blitz educativa.