A redução de acidentes envolvendo caminhões no Brasil depende muito de mais educação no trânsito. Saiba por quê!
Ninguém consegue reduzir o número de acidentes de caminhões sem tratar a educação no trânsito como prioridade! Oferecer treinamentos sobre educação no trânsito voltada aos motoristas é o ponto-chave para você alcançar este objetivo aí na sua empresa.
Mais do que teoria, o treinamento que você vai disponibilizar aos seus colaboradores precisa engajar emocionalmente os motoristas e, preferencialmente, estar em conformidade com a rotina e tempo disponível deles.
Para melhorar de fato a preparação dos motoristas e reduzir os acidentes de caminhões, separamos os itens que não podem faltar em um curso ou treinamento periódico de educação no trânsito voltado também para a preservação da vida. Leia mais!
Melhoria na postura e relacionamento
Você pode ter o melhor treinamento técnico, mas se ele não tiver o fator humano como uma de suas frentes, o resultado não vai ser o esperado. Um treinamento precisa fazer com que o comportamento dos motoristas mude em função de motivações que também serão transmitidas em meio aos aspectos técnicos.
Importante: a capacidade técnica é fundamental, no entanto, precisa vir acompanhada das competências de relacionamento.
Mais confiança, consciência e responsabilidade no desempenho da função
Colaboradores mais confiantes, conscientes e responsáveis com o desempenho da sua função rendem mais no trabalho e tem zelo apurado pelo caminhão. Cientes de que são gestores de cargas, trabalharão para apresentar os melhores resultados.
Antes de "bater o martelo" em um curso ou treinamento de educação no trânsito, pesquise sobre o histórico e métodos da instituição de ensino.
Maior domínio do caminhão em situações adversas
Em função de um maior domínio do veículo em situações adversas, o motorista tem mais chances de evitar acidentes. Ao conhecer de verdade o seu instrumento de trabalho, ele lida melhor com situações desta natureza:
- Chuvas fortes;
- Estradas em péssimas condições;
- Farol alto de veículo em sentido contrário;
- Aquaplanagem ou hidroplanagem;
- Condições de trânsito (lento, pedestres, com protestos ou manifestações, animais na pista etc.).
Redução no envolvimento em acidentes de trânsito
Segundo dados da Associação Brasileira de Consórcios de Rodovias, somente em 2016 foram quase 34 mil acidentes de trânsito envolvendo caminhões. Para não fazer parte das estatísticas, oferecer um curso de educação no trânsito voltado aos motoristas de caminhão é uma excelente medida.
Além do conhecimento técnico, o profissional vai aprender sobre direção defensiva e outros itens indispensáveis.
Aumento da vida útil dos pneus
De acordo com a Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), os pneus representam mais de 18% dos custos das empresas de transporte de carga. Em alguns casos, o número pode ser ainda maior.
Os motoristas da sua empresa devem ser orientados a respeito de questões importantes da vida útil dos pneus, como a calibragem, condições de estradas e as despesas que podem ser evitadas.
Redução do consumo de combustível
Nem mesmo os melhores caminhões reduzem o consumo de combustível se o motorista não colaborar. Para tanto, um curso de educação no trânsito vai disponibilizar subsídios para que ele aprenda da melhor maneira.
Com as atitudes a seguir, o motorista vai ser o seu principal agente da redução do consumo de combustível:
- Dirigir numa velocidade constante;
- Não utilizar o ponto morto;
- Controlar o uso do ar-condicionado;
- Conduzir o veículo dentro das normas estabelecidas.
Maior produtividade
Não há dúvidas de que um motorista qualificado vai gerar mais produtividade à empresa. Em função de sua maior capacidade de resistir às crises de sazonalidades do setor, esse profissional terá competências técnicas e relacionais diferenciadas.
Melhoria do atendimento ao cliente
O melhor nível de atendimento ao cliente se dá em virtude da consciência e responsabilidade que o motorista sabe que deve ter. Esse tipo de atendimento, inclusive, vem da capacidade de relacionamentos que é aprimorada em cursos de educação no trânsito.
Redução da rotatividade de motoristas
A qualificação do profissional e a valorização da empresa para com este perfil gera muito mais interesse das pessoas pela profissão. Deste modo, as empresas não sofrem tanto com a escassez ou rotatividade de mão de obra.
Motoristas mais capacitados, competentes, responsáveis e conscientes de sua função para uma educação no trânsito são mais produtivos e geram mais segurança e lucratividade para as empresas. O propósito dos cursos e treinamentos sobre o tema oferecem uma educação voltada para a vida, além de incentivar a sua preservação de maneira sustentável.